odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e pela qual elas têm o primeiro contato com o dentista. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Quanto mais cedo ocorrer esse contato, mais positiva será sua imagem, facilitando o estabelecimento das práticas odontológicas, sem criar fobias na criança.

Diversas técnicas de manejo de comportamento são aplicadas, principalmente na primeira consulta, para que a introdução ao ambiente do consultório e ao profissional sejam bem naturais para a criança. Ela será envolvida em atividades lúdicas com suporte de material educativo,dependendo de cada faixa etária, com linguajar adequado para um bom entendimento. Os sentimentos positivos gerados precocemente, vão influenciar as futuras atitudes das crianças com relação à visita ao dentista.

A odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado da chupeta e mamadeira, sucção do dedo, respiração bucal, etc), problemas oclusais (de mordida), traumas dentais , dieta e higiene bucal do paciente.

A odontopediatria abrange :

  • Orientação às gestantes
  • Odontologia para bebês
  • Odontologia para crianças
  • Odontologia para adolescente